COMO O MARKETING DE RELACIONAMENTO TE AJUDA
A TRAZER O DINHEIRO DA MESA PARA O SEU BOLSO
Muitos empresários tem dúvida se o marketing de relacionamento funciona, já que hoje quase tudo gira em torno do digital, dos likes, compartilhamentos e comentários. Tudo é regido pelo santo algoritmo, que de santo não tem nada, só se for do pau oco.
E é aí que muitos se perguntam: será que o marketing de relacionamento virou coisa do passado?
Este artigo traz uma rica e valiosa provocação sobre o tema. Vamos juntos que no caminho eu te explico e comprovo.
O marketing de relacionamento
funciona para mim?
Vem comigo que vou te explicar.
Quero começar com algumas perguntas: você está satisfeito com o alcance das suas redes sociais? À medida que os anos passam o seu alcance aumenta? Fica mais barato investir em tráfego pago para as redes sociais? Você gosta de fazer dancinhas? Contar piada? Fazer coisas muito diferentes para chamar a atenção nas redes sociais? Gosta de ser escravo da geração de conteúdo?
Imagino que a esta altura você deve estar me perguntando se eu quero te deixar triste com tantas perguntas desafiadoras e incômodas, correto?
Não! De forma alguma! Quero que ajudar a fazer diferente da massa, pois a maioria das pessoas continua seguindo os movimentos de manada e não faz nada de diferente…
E como já nos disse Albert Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.
E este artigo vai te levar a pensar e agir diferente para ter novos – e melhores – resultados.
Porque, se hoje a situação do alcance das redes sociais não está nada boa, eu preciso trazer um alerta: vai piorar.
Veja esta colocação do Estadão:
Leia mais em https://www.instagram.com/p/Ch7pLaZLrsf/
E, para deixar mais simples ou menos complexo, não vamos falar de metaverso, se não a coisa fica preta de vez…
Agora quero fazer mais perguntas, mas, desta vez, mais leves e gostosas:
- Você já comprou algum produto e serviço porque alguém te recomendou?
- Você já vendeu algum produto e serviço porque alguém te recomendou?
Daqui eu escutei o seu “sim” em alto e bom tom. Inúmeras vezes, eu comprei e vendi porque me fizeram uma recomendação. Imagino que, antes de comprar algo, você também recorre a sua rede de contatos para pedir uma recomendação. Assim, você se sente mais seguro, consegue eliminar o risco de errar na escolha e também gasta menos tempo na busca pela melhor escolha, correto? Até aqui não estou trazendo nada de novo.
A RECOMENDAÇÃO É ALGO NATURAL, O ESPÍRITO DA AJUDA ESTÁ NA ESSÊNCIA DO SER HUMANO
“Somos animais sociais”, falou Aristóteles.
Já Rodrigo Noll acredita que “fazemos isso inconscientemente para sermos aceitos em grupos e para parecermos legais, já que preferimos viver em sociedade”.
Com base nestas reflexões iniciais, já podemos chegar a clara conclusão que se você quer fechar novos negócios, fazer mais parcerias, encontrar outros fornecedores, ampliar sua rede de contatos e fazer networking estruturado, você precisa urgentemente voltar a praticar o MARKETING DE RELACIONAMENTO.
Dentro do marketing de relacionamento, nós temos muitos caminhos, estratégias e possibilidades. Uma das mais efetivas e que nos consegue trazer resultados no curto prazo é a rodada de negócios.
A rodada de negócios é uma maneira prática e rápida de apresentar seu negócio e conhecer outras empresas, com o objetivo de estabelecer parcerias, receber indicações, vender e fazer boas aquisições.
Através da rodada de negócios, você economiza seu tempo, dinheiro e energia, eliminando a realização de várias reuniões e tem acesso a um networking qualificado com participantes de empresas de diversos segmentos.
A prática efetiva e constante do marketing de relacionamento sustenta a boa e velha venda por recomendação, a famosa e poderosa venda “boca a boca”.
A diferença deste modelo de venda para o marketing de relacionamento é que o “boca a boca” é feito de forma orgânica, voluntária e você não pode gerenciar, pois não está sob seu controle. Já as vendas realizadas através da recomendação são feitas com base nos princípios do marketing de relacionamento, sendo assim, ela é estruturada, gerenciável e escalável, pois está sob o seu controle.
Ou seja, é a profissionalização e potencialização do “bca a boca”. Sendo assim, o que já é bom se torna incrível e muito rentável.
Vender através do marketing de relacionamento traz inúmeras vantagens, pois podemos aumentar a nossa venda sem ter que contratar mais vendedores para nossa equipe e sem tem que aumentar os valores investidos em anúncios.
Além de ser um tipo de venda que acontece mais rápido, pois um cliente que vem recomendado já vem com um nível de confiança mais alto e sabemos que clientes com mais confiança em relação a empresa se sentem seguros mais rapidamente e, estando seguros, eles comprar mais e melhor.
Além disso, apesar de nos últimos 10 anos estarmos vivendo os áureos tempos do marketing digital, é comprovado por meio de pesquisas que a maior fonte de influência de venda é a recomendação de parentes e amigos.
Fonte: https://www.institutoqualibest.com/download/baixe-o-ebook-os-maiores-influenciadores-do-brasil/
Via: https://www.instagram.com/reel/Chr-ipUjBXq/?igshid=NmNmNjAwNzg%3D
O mais interessante é que as pesquisas nos compravam que o poder de influência da venda por recomendação, que acontece de forma potencializada através do marketing de recomendação, só cresce com o passar dos anos.
Fonte: Saiba mais
Via: Instagram
O mais louco é que poucas empresas investem tempo, dinheiro e energia na maior fonte de influência de vendas.
A grande maioria das empresas está em uma corrida louca do ouro, bem estilo “Serra Pelada”, em busca de mais visibilidade nas redes sociais. Deste modo, focam quase que exclusivamente no marketing digital e esquecem do poder do marketing de relacionamento.
Estamos vivendo a era da frieza das relações comerciais. Afinal, na grande maioria das vezes e lugares, somos atendimentos por máquinas, já que muitas empresas não atendem mais presencialmente e nem por telefone. Tudo está se distanciando e esfriando.
Importante ressaltar que, na guerra pelo crescimento da sua visibilidade no marketing digital, você não é visto como cliente, mas, sim, como usuário e, para ter bons resultados, tem que enfrentar o algoritmo, que está cada dia mais inteligente e advogando em causa própria. O foco desta inteligência artificial é ser cada dia melhor e mais lucrativo para si mesmo. Para tanto, ele sempre torna o jogo mais difícil e cada dia te tira mais poder. No marketing digital, você não é dono de nada e não tem segurança de nada, sempre é um jogo de erro, acerto e incertezas.
O mundo é digital, não podemos ficar de fora. O grande erro é querer viver só dele, de algo que não é nosso, que muda de regra todo dia e que não podemos controlar.
Temos que continuar investindo tempo, dinheiro e energia no marketing de relacionamento que sempre funcionou, funciona e sempre funcionará.
“Leia mais romances e menos livros sobre negócios. Os relacionamentos são tudo.”
Tom Peters
Fonte Imagem: https://www.toolshero.com/toolsheroes/tom-peters/
O crescimento do seu sucesso passa pela pelo alinhamento do marketing digital com o marketing de relacionamento.
Afinal de contas, um olho no olho e um aperto de mão resolvem coisas que mil likes não resolveriam.
Ao se associar a um grupo de marketing de relacionamento, você sai do oceano vermelho e entra no oceano azul. Um dos maiores potencializadores do sucesso em vendas é justamente fazer o que o concorrente não faz.
O Marketing de Relacionamento é uma grande fonte de geração de emoção e, nos tempos atuais, já sabemos que “emoção vende mais que promoção”.
Saia na frente da concorrência e tenha um grupo de marketing de relacionamento para chamar de seu.
Participe da Rodada de Negócios do Grupo Multiplicar Negócios.
Evento exclusivo para empresários que acreditam na força da união e sabem que juntos somos mais fortes.
Foto: Shutterstock Via: https://trademap.com.br/